quinta-feira, 28 de julho de 2011

Terra Magazine

Lentidão brasileira preocupa diretor da Feira de Frankfurt

Claudio Leal
Em conversas com editores brasileiros no 2º Congresso Internacional CBL do Livro Digital, em São Paulo, o diretor da Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Jurgen Boos, pediu ajuda para acelerar os preparativos do pavilhão brasileiro em outubro de 2013, quando o Brasil será convidado de honra. Nos bastidores, ele avalia que o Ministério da Cultura (MinC) demonstra lentidão nos arranjos, que devem estar engatilhados dois anos antes do evento.
Apesar dos elogios do diretor ao programa de traduções, durante sua conferência na Fecomercio, Terra Magazine apurou que Boos revela descontentamento com a ministra Ana de Hollanda e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, por causa da lentidão brasileira, confrontando-a com a celeridade da Islândia, homenageada deste ano.
Em outubro de 2010, o governo federal e a Ausstellungs und Messe GmbH, entidade organizadora da feira, assinaram um acordo. Seis meses depois, em 14 de abril de 2011, Juergen Boos se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Cultura (Minc), Vítor Ortiz. Após o encontro, o MinC anunciou a criação de dois comitês - o primeiro, composto por secretarias e órgãos do ministério (Biblioteca Nacional, Iphan e Ibram); o segundo seria interministerial, para congregar outros setores do governo (Relações Exteriores, Educação, Turismo, Ciência e Tecnologia).
Entretanto, queixam-se os organizadores alemães, nenhum grupo de trabalho foi criado. A coordenação dos preparativos está sob a responsabilidade da Biblioteca Nacional, vinculada ao MinC. Considerado o maior encontro internacional do setor editorial, a Feira de Frankfurt reúne mais de 7.000 expositores. O Brasil já foi homenageado em 1994.
Na Flip, em Paraty (RJ), no início de julho, Galeno Amorim anunciou um programa de incentivo à publicação e tradução de autores brasileiros no exterior, com investimento de R$ 12 milhões até 2020. Para ter impacto na Feira de Frankfurt, o valor investido será de R$ 3,2 milhões entre 2011 e 2013.
Terra Magazine entrou em contato com a Biblioteca Nacional no início da tarde desta quarta-feira (27), mas ainda não obteve resposta oficial.
Crédito: Terra Magazine

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...